Tem como ser auto-didata no BJJ?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Heisenberg
Contato:

Tem como ser auto-didata no BJJ?

Mensagem por Heisenberg » 19 Mai 2016 17:14

Explico.

Tive contato com o esporte em uma academia excelente, em uma grande capital. Passei 9 meses no lugar. Sempre quem dava a aula era o dono da academia, e ele próprio mostrava passo a passo as técnicas - que, diga-se de passagem, pareciam se encaixar nas técnicas dos dias seguintes. Eu percebi que ele tinha claramente um plano de aula. Por exemplo, passava semanas ensinando meia guarda, depois semanas ensinando guarda x, e assim por diante.

Durante os rolas ele fica observando as lutas e orientando, corrigindo.

Nunca vi ele mexendo no celular durante uma aula.

Ai mudei de cidade. Vim para um interior de aproximadamente 300.000 habitantes, e fiquei feliz de saber que tem BJJ por aqui. São 3 lugares diferentes para escolher.

Nos dois primeiros: o professor fica no recinto, mas relega o ensino da posição a um menos graduado (não é nem ele quem explica). Senta no canto do tatame e fica no celular. As posições não tem nada a ver com a do dia seguinte - passa a impressão que decidiu na hora o que ensinar.

O terceiro lugar pareceu o melhor, mas como é muito novo só tem faixas branca praticamente. Não sei se isso é ruim, mas eu vou com certeza sentir falta de rolar com os pretas, marrom e roxas. Ouvi o professor falando que estava focando na Guarda fechada durante a semana, e ele próprio passava as posições. Ponto negativo: apenas 1h de aula, e é no mesmo ambiente de uma academia de musculação (música infernal).

Enfim... Fico triste de deixar a academia antiga. E gostaria de dicas de como tentar estudar por conta própria.

minhoca
Contato:

Re: Tem como ser auto-didata no BJJ?

Mensagem por minhoca » 19 Mai 2016 17:42

Carlos Newton aprendeu o BJJ sozinho, mas não sei como kkkk irmão ache um parceiro bom de treino e faça o seu próprio plano de aula e pesquise as posições na internet ou compre as aulas na internet do Marcelinho Garcia, Caio Terra, Irmão Mendes, Andre Galvão

RDSANTOS
Contato:

Mensagem por RDSANTOS » 19 Mai 2016 18:11

Já já o Cristiano vem te vender um plano bom de jiu jitsu online. kkkkk

Ideal é ter parceiros de treino, alguém pra executar as posições de verdade rolando. Vale a pena tentar treinar em uma academia e buscar fora(online) um desenvolvimento maior pra compensar esse desleixo do professor e depois botar em pratica na galera.
Imagem
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 21 Mai 2016 08:20

O tempo todo que eu treinei no Rio foi meio assim.. meu prof eh otimo, mas nao eh o meu estilo de jiu. eu vejo tudo na internet e monto meu jogo.. Vejo mt campeonato tb e tal. faco isso desde a verde, sou faixa roxa hoje.

Cristiano
Contato:

Mensagem por Cristiano » 21 Mai 2016 10:58

Heisenberg escreveu:Explico. (...). E gostaria de dicas de como tentar estudar por conta própria.
Todo aprendizado tem que ter um método, não adianta sair assistindo vídeo de posição no youtube, porque eles não tem metodologia de ensino, tipo tu assiste uma posição, e depois ? talvez ajude quando você faz parte de uma academia de ponta voltada para campeonatos(para alguns berimbolatos), para ajustar posição, etc...

Mas para aprender o lendário e autentico Gracie JiuJitsu, aquele voltado para a defesa pessoal, o segredo é beber direto na fonte, na Academia Gracie Humaitá no RJ ou a Gracie Academy na Califórnia (EUA). Nesses dois santuários do espote você teria acesso ao mais puro ensinamento da arte suave.

Mas felizmente o avanço tecnológico proporcionou a nós simples mortais, o acesso a estes conhecimentos, através de um avançado sistema pedagógico aliado a uma moderna plataforma de learning e uma série de vídeos explicativos, aonde os Netos do saudoso Samurai Hélio Gracie, ensinam de maneira detalhada todos os segredos do Gracie JiuJitsu, direto da Gracie Academy na Califórnia, não existe no mercado nada parecido com esta metodologia. O primeiro passo é o seguinte; arranje um parceiro de treino, depois faça sua inscrição neste site abaixo: https://www.gracieuniversity.com/

Começa pelo plano free e depois você faz a assinatura e bons treinos.

Krlos Eduardo
Contato:

Re: RE: Re: Tem como ser auto-didata no BJJ?

Mensagem por Krlos Eduardo » 21 Mai 2016 12:32

RDSANTOS escreveu:Já já o Cristiano vem te vender um plano bom de jiu jitsu online. kkkkk
hahaha dito e feito...
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 23 Mai 2016 08:19

Kkkkkkk

War Rick e Renner Cristiano!!

Esfrega os santuários na cara dos haters!
Imagem

Heisenberg
Contato:

Mensagem por Heisenberg » 23 Mai 2016 11:44

É sarcasmo ou é real essa indicação da Gracie Academy?

Embora eu não concorde com tudo que os caras pregam e vendem, não tem como discutir que a didática é excelente. Peca obviamente na parte prática, mas no meu caso (que tenho onde rolar mas a parte didática deixa a desejar), talvez fosse o ideal.

Se eu cagasse dinheiro.

Como não é o caso, vou tentar sugar os caras mais graduados e tentar focar em guardas ou tipos de raspagens específicas e, quando achar que entendi e conseguir aplicar no rola, passo a procurar outras posições/ transições.

wild007
Contato:

Mensagem por wild007 » 23 Mai 2016 12:01

Amigo faz assim, matricule-se numa academia onde o ambiente for melhor para você, você aprenderá presencial, e complemente com técnicas on line, mas não treino em casa com os amigos apenas.
Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 23 Mai 2016 17:56

Amigo, acredito, que no teu caso o online realmente vai ajudar.

Só não entre no tatame com a faixa azul online qdo tu se "graduar" para não passar vergonha.
Imagem

jr.dea
Contato:

Mensagem por jr.dea » 12 Jul 2016 18:52

[[/img]
Cristiano escreveu:Todo aprendizado tem que ter um método, não adianta sair assistindo vídeo de posição no youtube, porque eles não tem metodologia de ensino, tipo tu assiste uma posição, e depois ? talvez ajude quando você faz parte de uma academia de ponta voltada para campeonatos(para alguns berimbolatos), para ajustar posição, etc...

Mas para aprender o lendário e autentico Gracie JiuJitsu, aquele voltado para a defesa pessoal, o segredo é beber direto na fonte, na Academia Gracie Humaitá no RJ ou a Gracie Academy na Califórnia (EUA). Nesses dois santuários do espote você teria acesso ao mais puro ensinamento da arte suave.

Mas felizmente o avanço tecnológico proporcionou a nós simples mortais, o acesso a estes conhecimentos, através de um avançado sistema pedagógico aliado a uma moderna plataforma de learning e uma série de vídeos explicativos, aonde os Netos do saudoso Samurai Hélio Gracie, ensinam de maneira detalhada todos os segredos do Gracie JiuJitsu, direto da Gracie Academy na Califórnia, não existe no mercado nada parecido com esta metodologia. O primeiro passo é o seguinte; arranje um parceiro de treino, depois faça sua inscrição neste site abaixo: https://www.gracieuniversity.com/

Começa pelo plano free e depois você faz a assinatura e bons treinos.
Imagem

-meph-
Contato:

Mensagem por -meph- » 13 Jul 2016 14:02

Você precisará de pelo menos mais uma pessoa com o mesmo objetivo que você.

Se tiver, pegue alguns DVDs com conceitos fundamentais sólidos (recomendo os dos irmãos Ribeiro e os antigos de algum membro da família Gracie). Pratique bastante e seja muito auto-crítico, é muito fácil no jiu-jitsu (e acredito que em qualquer arte marcial com muitos detalhes) você achar que está fazendo a técnica corretamente. Após isso, de tempos em tempos procure consultoria de algum faixa-preta para saber se você realmente aprendendo certo.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Suplê
Contato:

Mensagem por Suplê » 13 Jul 2016 20:34

Aqui no Sul é foda, os cara dão aula até a faixa marrom mas depois que viram pretas não querem dar mais aula, fui a duas academias aqui em Poa para assistir as aulas, falei com os professores (faixas pretas) pelo facebook mas ao chegar na academia no horário da aula quem estava puxando o treino era um faixa roxa, o professor preta nem compareceu ao treino que devia ser dado por ele, isso em duas que visitei no mês de julho agora.

Responder