30 anos do tetra - quando a seleção br era respeitada

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Revolver Assassino
Contato:

Re: 30 anos do tetra - quando a seleção br era respeitada

Mensagem por Revolver Assassino » 19 Set 2024 10:36

Individualmente a seleção de 90 que era foda.

Em 94 como falaram, o Raí tava mal demais há tempos e não tinha um substituto natural. Acabou indo o Mazinho que era um volante.

Dunga e Mauro Silva eram 2 monstros, mas os 2 juntos era foda pra saíde de bola. Era melhor ter colocado só 1, o Mazinho como Volante também e outro no lugar do Raí, sei lá...

Outra coisa foda é que em 94 os jogos foram 12 nos EUA, algo assim, um calor desgraçado...

Mas dito tudo isso, Parreira sempre foi limitado...O único merito dele foi que em 94 a maioria das pessoas ainda pediam pra jogar com um volante só...

E naquela época era triste...Meio que volante era só volante mesmo, só marcava...Tinha um Romario lá na frente que não fazia nada sem a bola, então tinha que ter um dunga ou mauro silva pra marcar por 2/3...

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 19 Set 2024 11:29

Revolver Assassino escreveu:
19 Set 2024 10:36
Individualmente a seleção de 90 que era foda.

Em 94 como falaram, o Raí tava mal demais há tempos e não tinha um substituto natural. Acabou indo o Mazinho que era um volante.

Dunga e Mauro Silva eram 2 monstros, mas os 2 juntos era foda pra saíde de bola. Era melhor ter colocado só 1, o Mazinho como Volante também e outro no lugar do Raí, sei lá...

Outra coisa foda é que em 94 os jogos foram 12 nos EUA, algo assim, um calor desgraçado...

Mas dito tudo isso, Parreira sempre foi limitado...O único merito dele foi que em 94 a maioria das pessoas ainda pediam pra jogar com um volante só...

E naquela época era triste...Meio que volante era só volante mesmo, só marcava...Tinha um Romario lá na frente que não fazia nada sem a bola, então tinha que ter um dunga ou mauro silva pra marcar por 2/3...
Eu vivi essa época e discordo em grau numero e genero de muito do que vc escreveu.

A seleçao de 90 nao era mais foda que a de 94 nem fodendo. Valdo, Bismarck... Romario contundido, Dunga loge da evolucao técnica que teve na Alemanha... fora que os atacantes de 94: Bebeto, Romario, Muller, Viola, Paulo Sérgio e Ronaldo eram muito melhores do que os de 90.

O Raí nao tava mal há tempos. O Raí nunca teve uma fase espetacular pela seleçao como teve em clubes. A braçadeira, a 10, a liderança era tudo fruto dele no clube. Ele era aquilo ali na selecao. Nunca explodiu.

Tinha substituto natural sim e era o Leonardo. A intencao do Parreira era comecar a Copa com o Leonardo na lateral e depois passar o Branco pra lateral (tem até treta do Branco com o Parreira, pq o 6 achava que já tava pronto, mas o Parreira nao), trazendo o Leonardo pro meio, mas a cotovelada no Tab Ramos impediu isso.

Mazinho nao era um volante, esteve volante. Ele era extremamente polivalente, começou como LE (inclusive vai pra copa de 90 assim), vira LD, na mao do Luxa vira segundo volante e nos primeiros meses de 94, em mais de 10 partidas, ele atuou como meia central no Palmeiras, que jogava nesses jogos com Amaral de 1 volante, Sampaio de segundo, Mazinho de maestro com Zinho + Edmundo e Evair no ataque (o Edilson tinha tomado umas rabadas do Luxa e comido banco). Inclusive no baile de 6 que o Palmeiras sapeca no Boca Jrs na Liberta, o Mazinho faz uma partidaça de meia, só nao fez chover e o Parreira - e eu com meu pai - tava no Palestra e convoca o cara.

Agora o que mais discordo: o Dunga tinha a melhor saída de bola entre todos os volantes da Copa. Todos, de todos os países. Até hoje é o recordista de passe certos em uma final (*nao sei se o Xavi passou ele). E nao era passe de lado, era enfiada de bola, invertida, lançamento de 25 metros.

O que o pessoal nao entende é que a selecao tinha que dominar o adversario trocando passe cadenciado, justamente pelo que vc falou: era um calor insano. O Rose Bowl parecia um microondas! Por isso o ZInho girava a bola e cadenciava, pra só tocar quando alguem abrisse da marcacao, pq perder a bola e correr atras de times rapidos num calor de 40 graus é burrice.

Lógico que volante naquela época era diferente. Obvio. Mas a gente tava longe de jogar com dois brucutus. Dunga foi 8 oito mesmo nessa Copa. E o meio, principalmente o Zinho, fazia o que o Barça fez melhorado com o Xavi, decada e meia depois.

Ah e o Romario nao ficava paradao. Ele se movimentava demais. Nao marcava, pq centroavante naquela epoca nao marcava, nao tinha ponta pra voltar e pegar lateral e ponta do outro time. Eram dois atacantes que se revezavam na área. Tanto que tem gol do Bebeto que acontece com o 7 atacando espaço vazio e o centroavante voltando pra abrir espaço (esse foi exatamente o nana nenem, com um lançamento lindo do nosso meio sem criatividade, né?) e tem gol do Bebeto centralizado com assistencia do Romario.

A gente nao pode nem se deixar levar pela critica cega e pacheca da época, muito menos julgar aquela selecao comparando com o futebol atual, que é outra coisa, irmao.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 19 Set 2024 11:35

Blue Ocean escreveu:
26 Jul 2024 21:00
. Mesmo assim, é sempre bom lembrar, que a disputa foi pros pênaltis.
Sim, um abeeeesssuuuuuurdo ir pros Penaltis contra um elenco que tinha Pagliucca, Tassotti, Costacurta, Baresi, Maldini, Donadonni, Roberto Baggio, Conte...
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Revolver Assassino
Contato:

Mensagem por Revolver Assassino » 19 Set 2024 13:13

Kabeça Grande BJJ escreveu:
19 Set 2024 11:29
Não julgo com os olhos de hoje...Eu falo pelo que eu me lembro da época, que claro pode estar distorcido.

Individualmente o dunga e outros de 94 falam que a seleção de 90 era melhor...Mas é questão de gosto.

Sò lembro de acompanhar o Brasil nas eliminatórias (não lembro antes) e o Raí dava raiva de tanto que caía. kkkkkkkk Não tinha explicação pra ele não ter sido sacado antes...Era surreal...

Pelo que eu me lembro não tinha um cara que fosse o substituto natural dele que fosse confiável...Lembro do Mazinho lateral pelo vasco...leonardo ainda era lateral? não lembro...Enfim...O Parreira insistiu com o raí até o mata-mata da copa...

(parreira era muito birrento. só de picuinha não botou o palhinha pra jogar com o raí na seleção kkkkk)

Sobre o Dunga, ele não era um brucuto, com certeza não, mas não creio que ele seria considerado um volante técnico ou com grande saída de bola hoje...

Acho que ter Dunga e Mauro SIlva (principalmente) era um muro na marcação, mas o tika e taka do parreira era do LE pro ZE pro ZD pro LD e volta...a variação era ter um passe pro Mauro Silva ou pro Dunga que devolviam a bola pra última linha e voltava a correr entre os zagueiro...

Minha lembrança (de passar raiva assistindo) era de ver jogador brasileiro do meio pra frente meio (volantes, meias e atacantes) não se movimentando pra receber a saída de bola no tique taque e por outro lado dunga e mauro silva também não tentavam algo mais contundente...

Vendo os highlights vai ter uns passes do dunga e até do mauro, mas não é como ver um jogo todo, ainda mais na época...

Continuando sobre o tique taque, com certeza teve o calor, mas o jogo já não fluía nas eliminatorias, então eu acho que tem muito de desculpa também do calor, o que era uma limitação do parreira na época.

O que eu acho é que essa limitação do parreira podia ter sido ajudade se um dos volantes tivesse uma puta saída de bola.

Veja bem, dunga foi injustiçado e nem ele nem o mauro eram ruins, longe disso...mas acho que não eram tão bons também também não e que os dois juntos talvez tenha sido um erro...

Sobre o Romário, tem uma final que o fla perdeu pro flu (acho que no gol de barriga) que era só o romário ter matado a saída de bola do flu.

Romário correu mais na copa do que normalmente faria, mas ainda sim foi pouco. Não á toa romario pedeu uma cacetada de finais, incluindo final de olimpiada, final de UCL de 4x0...pq quando todo mundo dava um pouquinho o romario era só prequiça...kkkk

Tudo bem, vc tá certo, era coisa da época, mas mesmo na epoca eu acho que o romario se destacava negativamente por não fazer nada sem a bola. Quem correu muito pra ajudar foi o bebeto.

Enfim, eu passei a admirar bem menos o romário com o tempo. Em 94 romario era deus pra mim.

Não acho que tenho má vontade com os jogadores da época...Confesso que tenho com relação ao Parreira e o Zagallo. Acho todo os técnicos brasileiros muito ruins e falo isso desde 2006 + ou -

A discussão é boa, e repito, muita coisa que eu me lembro pode estar enviesada realmente...

RAINMAKER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por RAINMAKER » 19 Set 2024 17:42

Revolver Assassino escreveu:
19 Set 2024 13:13
Romário correu mais na copa do que normalmente faria, mas ainda sim foi pouco. Não á toa romario pedeu uma cacetada de finais, incluindo final de olimpiada, final de UCL de 4x0...pq quando todo mundo dava um pouquinho o romario era só prequiça...kkkk
Acho que nem era só preguiça mestre, deveria ser um pouco de medo também. Ele sempre teve aquele problema de lesão na parte detrás da coxa, inclusive que tirou ele da Copa de 98.

Acho que ele não forçava a saída de bola para não "correr atoa", agravando a lesão. Deixava para dar os piques apenas nas oportunidade de fazer gol.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 19 Set 2024 23:24

Kabeça Grande BJJ escreveu:
19 Set 2024 11:29
Eu vivi essa época e discordo em grau numero e genero de muito do que vc escreveu.

A seleçao de 90 nao era mais foda que a de 94 nem fodendo. Valdo, Bismarck... Romario contundido, Dunga loge da evolucao técnica que teve na Alemanha... fora que os atacantes de 94: Bebeto, Romario, Muller, Viola, Paulo Sérgio e Ronaldo eram muito melhores do que os de 90.

O Raí nao tava mal há tempos. O Raí nunca teve uma fase espetacular pela seleçao como teve em clubes. A braçadeira, a 10, a liderança era tudo fruto dele no clube. Ele era aquilo ali na selecao. Nunca explodiu.

Tinha substituto natural sim e era o Leonardo. A intencao do Parreira era comecar a Copa com o Leonardo na lateral e depois passar o Branco pra lateral (tem até treta do Branco com o Parreira, pq o 6 achava que já tava pronto, mas o Parreira nao), trazendo o Leonardo pro meio, mas a cotovelada no Tab Ramos impediu isso.

Mazinho nao era um volante, esteve volante. Ele era extremamente polivalente, começou como LE (inclusive vai pra copa de 90 assim), vira LD, na mao do Luxa vira segundo volante e nos primeiros meses de 94, em mais de 10 partidas, ele atuou como meia central no Palmeiras, que jogava nesses jogos com Amaral de 1 volante, Sampaio de segundo, Mazinho de maestro com Zinho + Edmundo e Evair no ataque (o Edilson tinha tomado umas rabadas do Luxa e comido banco). Inclusive no baile de 6 que o Palmeiras sapeca no Boca Jrs na Liberta, o Mazinho faz uma partidaça de meia, só nao fez chover e o Parreira - e eu com meu pai - tava no Palestra e convoca o cara.

Agora o que mais discordo: o Dunga tinha a melhor saída de bola entre todos os volantes da Copa. Todos, de todos os países. Até hoje é o recordista de passe certos em uma final (*nao sei se o Xavi passou ele). E nao era passe de lado, era enfiada de bola, invertida, lançamento de 25 metros.

O que o pessoal nao entende é que a selecao tinha que dominar o adversario trocando passe cadenciado, justamente pelo que vc falou: era um calor insano. O Rose Bowl parecia um microondas! Por isso o ZInho girava a bola e cadenciava, pra só tocar quando alguem abrisse da marcacao, pq perder a bola e correr atras de times rapidos num calor de 40 graus é burrice.

Lógico que volante naquela época era diferente. Obvio. Mas a gente tava longe de jogar com dois brucutus. Dunga foi 8 oito mesmo nessa Copa. E o meio, principalmente o Zinho, fazia o que o Barça fez melhorado com o Xavi, decada e meia depois.

Ah e o Romario nao ficava paradao. Ele se movimentava demais. Nao marcava, pq centroavante naquela epoca nao marcava, nao tinha ponta pra voltar e pegar lateral e ponta do outro time. Eram dois atacantes que se revezavam na área. Tanto que tem gol do Bebeto que acontece com o 7 atacando espaço vazio e o centroavante voltando pra abrir espaço (esse foi exatamente o nana nenem, com um lançamento lindo do nosso meio sem criatividade, né?) e tem gol do Bebeto centralizado com assistencia do Romario.

A gente nao pode nem se deixar levar pela critica cega e pacheca da época, muito menos julgar aquela selecao comparando com o futebol atual, que é outra coisa, irmao.
Poupou minha escrita.

Darei um pitaco quanto ao Dunga, que jogador foi em 94, até passe de trivela rolou. Tá muito longe de ser volante pitbull.
Editado pela última vez por Tony Fla em 20 Set 2024 11:22, em um total de 1 vez.
Octacampeão Brasileiro

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 20 Set 2024 09:31

Dunga tinha o record de passes trocados em 1 copa até a copa do mundo de 2010 que o Iniesta quebrou.

Iniesta é infinitamente mais técnico que o br(20 anos de diferença e evoluçao quase), mas para Dunga passar tanto tempo tendo em vista que gente como: Pirlo, Zidane e outros grande meio campista participaram de copas nesse periodo, é de se pensar.

Dunga era brucutu no sentido que dava no meio mesmo sem dó, mas em copas foi um eximio passador e um líder muito respeitado em campo. Não consigo lembrar de um jogador que exerceu isso tão bem depois.

E o parreira colocou ele para domar o Romario em 94 kk
phpBB [video]

Apesar do entrevistador falar um monte de merda, é legal a parte que o Dunga fala dobre o mindset dessa seleção:
"Nosso foco era ganhar e tinha que ganhar sempre. Nosso foco era entrar para a história. Não adiatava jogar e competir"
E agora pegar esses loses pela seleção atual, que cagam pra tudo.

Ele dando um esporro no Bebeto:
phpBB [video]

:))
Auditor de tretas

Responder